14 de setembro de 2009

Programa Espelho nesta segunda às 21h30



Neste programa fizemos um passeio histórico pela famosa rua 125º que vem passando por um processo que no inglês chamamos de "gentrification", o que significa : a comunidade local começa a perder a sua característica porque a população branca, por exemplo, devido ao aluguel ser mais barato move para essas áreas causando uma alta no custo de vida e empurrando a comunidade local a se mudar. Isso é um fenômeno no Harlem.

Então nosso entrevistado, o jovem Toon fala sobre como a comunidade tem lutado para manter suas raízes negras e, ao mesmo tempo, permitindo se tornar mais diversa.Também fizemos uma visita ao Silvia's, um dos mais famosos e tradicionais restaurantes de NY. Um local aonde as pessoas vão depois do culto de domingo para almoçarem. Lá, eles fazem a típica comida soul.

E o grande destaque desse programa é a entrevista com a dançarina e coreógrafa americana Judith Jamison, mais conhecida como diretora artística do Alvin Ailey American Dance Theater onde também fizemos uma visita.


Horário Alternativo: Terça – feira às 16h / Sábado às 12h30

1 comentário:

Thiago&Nubia disse...

Prezado Lázaro e equipe.
Muitíssimo oportuna e brilhante a idéia de fazer esta reportagem no Harlem em NYC. Necessitamos muito em sincronizar nossas culturas diasporanas, em vista do resgate da auto-estima da população negra-brasileira principalmente onde, infelizmente, temos apenas recorrentes piedosas ou depreciativas imagens nossas na tv brasileira. A força e vigor da negritude disporana norte-americana, e mesma a africana, demanda muito mais reportagens como esta para revigorar nosso orgulho e sonhos, em busca de uma sociedade mais plural e reflexo de sua real e original identidade. Parabéns e, tendo oportunidade, continue a explorar mais o mercado internacional. Não esqueça da África do Sul, que é tão dinâmico e bonito culturalmente quanto o norte-americano.
Go ahead fella!!
Jefferson Virote