13 de março de 2011

O melhor da temporada 2010





O Programa Espelho traz na sua 5° temporada uma personalidade do 1º time do samba, Cartola, uma figura emblemática e decisiva na criação do modelo de desfiles de escola de samba que se tem até hoje. Centro Cultural Cartola, que uma homenagem não só ao mestre, mas também a grandes nomes do samba de sua geração apresentado no programa pela fundadora Nilcemar Nogueira, neta de Cartola.

Nilcemar fala do avô, das suas parcerias na música, da forma simples de lidar com ele, e de sua genialidade. Nilcemar também nos leva a conhecer o centro cultural Cartola, sua orquestra de jovens moradores do morro da Mangueira e tivemos conhecimento do caminho que o samba fez do seu surgimento onde os sambista incluindo Cartola levavam com o violão na cabeça até se transformar em patrimônio cultural da humanidade com o reconhecimento do Presidente da República. O programa conta também com a entrevista de Roberto Moura que escreveu um livro e fez um filme sobre Cartola. Ele traça um perfil desconhecido por muitos sobre a vida do mestre no buraco quente na mangueira, na repartição pública onde trabalhou e da importância de Dona Zica na Vida de Agenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola.


Horário Alternativo: Terça – feira às 16h / Sábado às 12h30

1 comentário:

Ed Cruz Jr disse...

Parabéns pelo programa sobre Cartola.
Gênio e vanguarda. Ouço Cartola desde pequeno faz parte da minha vida. Há de ter pessoas como você Lázaro para lembrar desses gênios esquecidos pela sociedade. Muito grato.