29 de maio de 2011

Programa Espelho nesta segunda às 21h30

"Nunca se reter e continuar sempre lutando", declara Abdias Nascimento sobre o legado que deseja deixar às próximas gerações. Engajado na questão racial desde a década de 1930, o convidado fala sobre sua luta na arte e na política para combater a discriminação contra o negro no Brasil.

(...)

O Canal Brasil presta homenagem ao ativista do movimento negro Abdias Nascimento – falecido nesta segunda-feira (23/05/2011), aos 97 anos -, com a exibição do programa Espelho, no qual compartilha seus pensamentos com o apresentador e ator Lázaro Ramos.

Ativista desde a década de 1930, Abdias fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) em 1944 e criou o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (Ipeafro) em 1981, para continuar sua luta pelos direitos do povo negro, sobretudo nas áreas da educação e da cultura. Também foi deputado federal, senador e secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Estado do Rio de Janeiro, de 1991 a 1994. Autor de vários livros, como "Sortilégio", "Dramas Para Negros e Prólogo Para Brancos", "O Negro Revoltado", dentre outros, criou o dia 20 de Novembro como a data oficial da consciência negra.

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Lázaro, será que você poderia entrar em contato comigo por e-mail? É sobre uma campanha. Eu explico melhor.
rmichael@uol.com.br
Um abraço. Sucesso sempre.