22 de outubro de 2012

Resultado da Promoção Dia das crianças



O Programa Espelho agradece a mobilização nas redes sociais em torno da Promoção Dia das Crianças que tem por objetivo incentivar as crianças a lerem. Nem mesmo problemas com o servidor de e-mail que nos obrigaram a prorrogar a promoção por mais uma semana, desestimularam a participação. Pelo contrário! Prorrogar foi ótimo!

Agradecemos a participação de todos e já estamos pensando na próxima que virá. Por tanto, se o seu nome não está entre os vencedores dessa vez, fique atento! Em breve você terá outra oportunidade de ganhar.



Os vencedores (a) que melhor responderam a questão: o que fazer para incentivar as crianças a lerem mais? são:




Vanessa Menezes de Andrade de Copacabana que irá receber o livro A velha sentada.

Resposta:  "Mais do que pedidos, sugestões, gritos, ordens ou castigos o exemplo é o principal estímulo. Eu sou nascida e criada na favela do Cantagalo, na minha casa meus pais não liam,porém, eles sempre pediam para que eu e minha irmã lêssemos para eles, contando histórias, notícias de jornais, trechos de livros e, aos poucos , ainda pequenas, nós fomos ganhando gosto pela leitura. Tudo que aprendíamos na escola, líamos e ensinávamos para nossos pais. Brincávamos de "escolinha" e eles eram nossos alunos. Com o tempo, passamos a conversar mais, ler juntos e tornamos a leitura um hábito de família.  (...)

Jefferson Virote de Niterói que irá receber o livro Na Bucha.

Resposta: "Primeiro, restringir/desestimular o irrestrito acesso às programações televisivas (e games) talvez seja o mais prioritário. O irrestrito e desamparado acesso a estas evasivas programações televisivas (e internet) estimula a criança à um comportamento de passividade à realidade cotidiana, sendo a realizada contemporânea demandante de pró-atividade, raciocínio e atitudes criativas. Incentivar a cultuar momentos de lazer e ambientes saudáveis e de bom relacionamento social que estimule o questionamentos, o inter-relacionamento social e o aprimoramento intelectual como forma de desenvolvimento humano e conhecimento de valores morais em detrimento ao culto consumista da sociedade contemporânea. Exemplo: prática do ensino religioso que requer leitura, estudo histórico e, não obstante, a socialização."


Rebeca Tárique da Silva Menezes de Salvador/BA irá receber o livro O dilema de Marquinhos.


Resposta: "Acredito que devemos usar de estrategias atrativas que chamem atenção da crianças sempre ler para uma criança com gravuras ilustrativa que desperte a atenção dela, no primeiro momento a figura será o chamaris para a familiarização sempre lendo com uma voz intonada e dando emoção para que a criança utilize sua própria imaginação a partir da sua leitura, também uma importante dica é acostumar a criança a dormi contando ou lendo uma estória para ela daí essa rotina despertar o hábito de leitura da mesma."

Sem comentários: