12 de julho de 2013

Livro da semana: Desde que o Samba é Samba


O Livro indicado no Espelho desta semana é Racismos e Olhares Plurais. Leia mais informações aqui.



(...) organizado por Ana Cristina de Souza Mandarino e Estélio Gomberg. A obra publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia, participará do "Lançamento Coletivo da EdUFBa", que ocorrerá na Reitoria da Universidade Federal da Bahia.

Enfocando distintas modalidades de manifestação de racismo no Brasil e suas repercussões na sociedade, os textos que compõem essa coletânea oferecem ao leitor um quadro complexo e dinâmico do problema, colocando ao mesmo tempo a história e a política no centro da análise. Através de diferentes caminhos, os autores contribuem de forma profícua para o debate sobre o racismo e o preconceito racial, "desempacotando" um termo por muitas vezes usado de maneira muito vaga, para expor toda uma gama de práticas e discursos racistas vigentes em campos sociais diversos.

Nesse sentido, o objetivo de Racismos é o de analisar as manifestações de racismo e suas interfaces no Brasil e em Portugal com o envolvimento de diversas instituições, além de identificar os atores sociais na superação da discriminação. Os dois casos se complementam, tratando fundamentalmente de contribuir para a efetivação de uma equidade histórica.

Serviço
EDUFBA - Editora da Universidade Federal da Bahia
Assessoria de Comunicação
Vagner Campos Araujo
Telefones: (71) 3283-6163/ (71) 8736-8216
Fax: (71) 3283-6160
www.edufba.ufba.br
imprensaedufba@ufba.br



Sem comentários: