1 de agosto de 2013

Livro da semana: Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão


O Livro indicado no Espelho desta semana é Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão. Leia mais informações aqui.



Na língua portuguesa falada no Brasil, usamos popularmente a expressão “dar um toque”, sempre que recebemos uma dica, um conselho, uma informação de caráter positivo.

É exatamente isso o que Reppolho faz neste incrível “Dicionário Ilustrado de Ritmos & Instrumentos de Percussão”. O trabalho é resultado de pesquisa cuidadosa com paixão profunda por seu ofício. Artista de repercussão internacional, Reppolho, há anos, coleciona, estuda tanto os ritmos quanto os instrumentos percussivos. Desde menino viu e aprendeu a se comunicar com as divindades por meio dos toques, das batidas, nos terreiros, nas festas populares de sua Recife natal.

No palco, sua alegria é contagiante, a cada movimento flui prazer, o que transforma suas apresentações em performances extraordinárias, singulares. Na linguagem dos músicos, a parafernália do percussionista é chamada de “cozinha”, lendo-se este dicionário e vendo-se o autor executando os instrumentos, entende-se, com clareza, este sentido conotativo da palavra. Afinal, Reppolho lida com seu equipamento tal qual um grande “chef de cuisine” lida com temperos e especiarias, com uma vantagem, ele ainda é capaz de tirar som das panelas. Ele sempre dá um toque.