23 de abril de 2014

Dica de livro da semana: Mundo Palavreado

O livro é o oitavo título da trajetória literária de Aleixo e reúne poemas inéditos e alguns já publicados de diversas fases do artista, compilados com as colaborações de Luciana Tonelli e Francisco Marques Rocha.

A coletânea é voltada ao público jovem, mas agradará a todos os que apreciam uma boa poesia. E assim como em seus outros trabalhos, Aleixo explora um leque de opções que inclui desde poemas visuais até peças mais longas e letras de canções.  Em texto de apresentação da obra, o professor e também poeta Edimilson Pereira explica que “os poemas reunidos em Mundo Palavreado trazem à cena um outro Ricardo Aleixo, ao mesmo tempo similar e diferente do Aleixo vanguardista, adepto das tecnologias da voz e da escrita. Esse outro Aleixo – gestado nas entrelinhas dos debates críticos e das performances provocadoras do autor – preenche o rigor da palavra e da imagem com uma ternura juvenil, não de todo destituída de humor e fina acidez. Vê-se, neste momento, que o poeta maduro segue de mãos dadas com o menino, ambos nutridos pelas perguntas que lançam ao mundo.”

Ricardo Aleixo tem se destacado como um dos mais hábeis e ágeis autores da poesia brasileira contemporânea. Sua habilidade em utilizar os recursos da palavra e do canto, do corpo e do pensamento soma-se à agilidade com que constrói e reconstrói a sua poesia cantofalada.  Para Edimilson, “o Mundo Palavreado é um livro especial para a bibliografia do autor, isto porque ele vem organizando, ao longo das duas últimas décadas, uma obra substancialmente individual, que relaciona suas experimentações estéticas à sua e à nossa vida concreta. Além disso, apresenta a formação de um indivíduo capaz de abordar nos “seus” temas os dilemas de todos nós”, conclui. 

Serviço:
Fonte: Cartão de Visita
Texto original aqui

Sem comentários: