30 de julho de 2014

Dica de livro: Ensino de História e Culturas Afro- Brasileiras e indígenas




A abordagem e o trabalho qualificado com os conteúdos curriculares relacionados à história e cultura da África, dos africanos, dos afrodescendentes e dos indígenas no Brasil, nos termos das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, tem merecido amplo destaque em escolas e cursos de formação de professores de História.

Ao introduzir a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas e afrobrasileiras nas escolas, foram atendidas as demandas históricas do movimento negro brasileiro pela reavaliação do papel do negro na História do Brasil e pela valorização da cultura negra. Da mesma forma, após pressão dos movimentos indígenas, cinco anos depois, foi sancionada a lei 11.645, acrescentando à lei anterior a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas.

Organizado pelos professores Amilcar Araujo Pereira e Ana Maria Monteiro, Ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas reúne textos de dez pesquisadores que buscam compreender a formação de nossa sociedade como uma construção plural, na qual todas as matrizes culturais e étnico-raciais foram e são igualmente importantes, ao mesmo tempo em que o entendimento das diversas culturas originadas de processos históricos, é fundamental para o ensino de História em nosso país.

Serviço:
Autor (as): Giovana Xavier, Alain Pascal Kaly, Carmen Teresa Gabriel, Cinthia Monteiro de Araujo, Circe Fernandes, Giovani José da Silva, Lorene dos Santos, Patrícia Teixeira Santos, Verena Alberti, Warley da Costa
Editora Pallas

Fonte: Casa Bahia

Sem comentários: