25 de março de 2015

Dica de livro: Mandela de todas as cores



No começo deste mês, o mundo inteiro lamentou a morte de Nelson Mandela, o grande líder africano que lutou corajosamente por justiça social. Nome citado nas aulas de História, Mandela é amado e admirado por todos. Para contar a trajetória do pacifista para a criançada, o escritor francês lançou o livro “Mandela – O Africano de Todas as Cores”.

Com lindas e coloridas ilustrações do francês Zaü, o livro fala da infância do pequeno Mandela, quando ele era ainda um menino que brincava com os muitos primos em uma aldeia na África do Sul.

A partir daí, o escritor Alain Serres passeia pela vida do grande líder mundial, explicando em uma linguagem simples o duro crescimento de Mandela em uma comunidade carente (chamada de township), a desumana política que tirava os direitos civis dos negros, conhecido como “apartheid”, a revolta dele contra o racismo, a luta política que acabou na prisão do jovem e a sua libertação, após 27 anos na cadeia.

O fim do livro é tão glorioso quanto a vida de Mandela:  Em 1994, ele foi eleito o primeiro presidente negro do país onde 90% são negros.

Fonte: Diário do Nordeste

Sem comentários: