30 de dezembro de 2015

Dica de livro: Chica Xavier - Mãe do Brasil



O livro Chica Xavier – Mãe do Brasil, da escritora Teresa Montero, pela Editora Eldorado é uma obra, baseada em entrevistas com Chica ao longo de três anos – e depoimentos de familiares, amigos e colegas –, narra a vida e a carreira da talentosa e renomada atriz, de personalidade forte e doce ao mesmo tempo, dona de uma energia indomável, cuja paixão pela arte e por suas raízes afro-brasileiras revolucionaram o cenário cultural e artístico, ao tornar-se precursora e símbolo de gerações de atrizes e atores negros no Brasil.

Chica Xavier nasceu Francisca Xavier Queiroz de Jesus, em Salvador (BA). A atriz veio para o Rio de Janeiro em 1953, com 21 anos, quando começou sua carreira participando de peças teatrais, tendo, somente mais tarde, passado a atuar em telenovelas e filmes brasileiros. São 57 anos de vida artística dedicada ao teatro, ao cinema e, principalmente, à TV.

Estreou como atriz, em 1956, no Theatro Municipal, na lendária montagem de Orfeu da Conceição, que marcou o início da parceria de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. No cinema, teve passagem destacada no clássico O assalto ao trem pagador. Chica sempre foi presença marcante nas telenovelas da TV Globo, nas quais interpretou mais de 50 personagens.

“Chica é amor e o amor transborda dela através do seu credo,que ela divide com a generosidade das almas que receberamo sagrado dom da esperança. E, como ela mesma afirma, em seu depoimento, que amor é religião e vice-versa, ela toda é uma afirmação do mistério, uma chama que arde calma, atraindo para seu halo
as mariposas que amam e buscam a luz.” (Miguel Falabella)

"Sou tão feliz que tenho medo de me queixar de alguma coisa. Já ganhei demais nessa vida, pois cheguei onde estou com minha família, que é minha base, meu alicerce, meu tudo”, (Chica Xavier)


SERVIÇO
Ficha Técnica do livro:
Chica Xavier – Mãe do Brasil
Autora: Teresa Montero
Pesquisa: Victor Meirelles e Wal Schneider
Editora: Eldorado

Texto retirado de Bestyle
Texto original aqui

Sem comentários: